Se têm um tema em minha profissão que me enche os olhos e eu estou sempre aprendendo e aperfeiçoando é sobre: Cultura Organizacional.
Aproveitando essa pausa no corporativo me debrucei sobre diversos livros do tema que estavam na minha lista de leitura, devorei rapidamente o Novo Código da Cultura de Sandro Magaldi e José Salibi Neto, Culturability de João Cordeiro e Débora Zonzini e Cultura Organizacional e Liderança de Edgar Schein.
Quanto mais estudo, leio e vivencio sobre o tema posso afirmar (e serei polêmica agora) que Cultura é sim um “músculo” que pode ser fortalecido, é algo que intangivelmente pode ser maleado e têm relação direta com o sucesso ou não de uma empresa. Uma pesquisa global divulgada pela McKinsey, intitulada Culture for a digital age, realizada com mais de dois mil executivos, aponta que segundo os líderes de suas organizações, uma das principais barreira para o sucesso de suas empresas na atualidade são as deficiências em sua cultura organizacional.
Então se a Cultura está relacionada com o sucesso da empresa, por que não pegamos um modelo pronto e assim magicamente teremos o Sucesso?
Porque não existe certo ou errado, existe, sim, cultura forte ou fraca. E o que fazer afinal para fortalecer a Cultura de sua empresa, óbvio que não é uma receita de bolo, mas analisando o sucesso de algumas empresas fica claro alguns pontos em comum que listarei abaixo:
Valores e Missão claros, vivenciados na prática não só na parede:
Estabeleça os valores fundamentais da empresa e sua missão. Certifique-se de que eles sejam comunicados claramente e praticados no dia a dia e no modo de operar de sua empresa.
Modelagem da liderança:
Líderes e gerentes devem ser modelos exemplares dos valores e comportamentos que a empresa deseja promover. Eles têm um papel crucial em moldar a cultura organizacional. Claro os líderes não precisam ser super-heróis, mas não pense duas vezes em demitir líderes que estão entregando “números” e passando por cima da cultura da empresa, pois se isso acontecer você estará favorecendo as sub culturas que vão de desencontro com a cultura desejada. Não tem aderência aos valores, não serve para fortalecer sua cultura.
Comunicação eficaz:
Promova uma comunicação aberta, transparente e bidirecional. Isso envolve compartilhar informações importantes, ouvir o feedback das pessoas colaboradoras. Deixa muito claro para todos a estratégia de sua empresa, onde querem chegar e como é trabalhar nela, isso gera conexão e engajamento com sua cultura. Descentralize informações, uma cultura de aprendizado incentiva a inovação e agilidade.
Reconhecimento e recompensas:
Celebre como indivíduos e em equipe. Estabeleça programas de reconhecimento e recompensas que valorizam o esforço e o desempenho com a cultura.
Incentivo à colaboração:
Promova o trabalho em equipe e a colaboração entre diferentes áreas de sua empresa. Derrube silos. Crie projetos conjuntos e atividades que incentivem a interação entre os membros da empresa.
Valorização da diversidade:
Cultive um ambiente inclusivo que valorize a diversidade em termos de origens, experiências e perspectivas. Isso enriquecerá a cultura organizacional e estimulará a inovação. Se todos pensarem iguais e forem iguais, não teremos pluralidade.
Definição de rituais e tradições:
Crie rituais e tradições que reforçam os valores da empresa. Isso pode incluir reuniões regulares, eventos sociais, comemorações de marcos e outros momentos marcantes que façam sentido para sua empresa, aqui reforço não use copy paste de outras empresas do mercado.
Feedback e melhoria contínua:
Incentivar a cultura de feedback construtivo. Isso permite que as pessoas colaboradoras expressem opiniões, compartilhem ideias e contribuam para uma evolução positiva da cultura.
Avaliação e rituais de revisitar sua cultura:
Avalie regularmente a eficácia das estratégias de fortalecimento da cultura. Identifique as áreas que precisam de ajustes e modificações de fachada conforme necessário.
Fortalecer a cultura organizacional é um processo contínuo que requer comprometimento e envolvimento de toda a organização. Cada etapa deve ser adaptada às necessidades específicas da sua empresa para garantir que a cultura seja autônoma e sustentável, e lembre-se todo CEO é também um Chief Cultural Office.