“A crise do engajamento é global”.

É o que afirma um relatório da Gallup, representada pela consultoria Ynner no Brasil, que levou em consideração dados de abril de 2022 a março de 2023 de mais de 160 países. É assim que começa o artigo da VOCÊRH de julho de 2023, que você pode [e deve] ler na íntegra aqui.

Quer um atalho, né? Tamo junto! Resumimos em 3 pontos o que uma pessoa de RH, inconformada por resultados, ousada e que quer construir um grande legado precisa saber sobre esse tema.

E, ao final, uma #dicaengagers, para você replicar por aí.

Resumo killer:
Dados que o RH precisa saber sobre a crise de engajamento no mundo

1: 77% dos trabalhadores sentem-se desengajados e 51% deles procuram um novo emprego.
2: Um funcionário desengajado precisa de um aumento salarial de apenas 22% para deixar seu trabalho atual;
3: 70% na variância do engajamento é explicada pelo comportamento do superior imediato.

#dicaengagers

Que engajamento aumenta produtividade é óbvio, e muitos estudos comprovam, você já sabe e não precisaríamos estar escrevendo uma news para isso…

Masssss, e quando….

Mesmo com uma boa liderança, bom pack de remuneração e benefícios e um ambiente agradável, as metas não são alcançadas? Os resultados não aparecem? E quando a empresa precisa de AÇÃO dos colaboradores e a ação não vem? Do tipo, lançar um baita programa de bem-estar e as pessoas não usarem, ou procedimentos de Compliance, treinamentos, meta de vendas.

E quando a resposta comum às iniciativas lançadas, sejam elas quais forem, é um ensurdecedor:

cri, cri….?

Sempre buscamos um ângulo que não seja “mais do mesmo” para te trazer aqui.Por isso, não vamos te dar uma dica sobre como aumentar engajamento com programas de liderança, rotinas de feedback, benefícios. Para isso, é só perguntar pro ChatGPT.

O que a IA ainda não te conta é o que aprendemos em mais de 300 projetos de engajamento com enterprises como Grupo Carrefour, Coca-Cola e Merado Bitcoin.

Método e tecnologia podem te ajudar a alcançar resultados para sua empresa por meio de pessoas engajadas. Pode te ajudar a ter resultados como os abaixo para contar na próxima reunião de avaliação de OKRs:

Portanto, a nossa #dicaengagers de hoje é:

PROMOVA RITUAIS DE ENGAJAMENTO

Essa é a forma mais RÁPIDA e INTENSA de gerar resultados por meio de pessoas.

Exemplos?

  • All hands/Town halls trimestrais sobre Estratégia e Cultura [para alinhamento];
  • Convenções [para energizar];
  • Team Buildings e Offsites [para criar laços entre líderes e liderados];
  • Campanhas de Incentivos [para atingimento de metas];
  • Eventos de lançamentos de programas [para adesão às iniciativas];
  • Aniversário da empresa [para gerar orgulho de pertencer];
  • Premiações internas [para reconhecimento – um dos maiores motivos de engajamento];

E de lambuja, uma ideia de agenda perfeita para o primeiro ritual [All hands e Town Hall]

  • Abertura rápida e inspiradora: traga uma música que reflita o que viveram no último trimestre;
  • Traga resumidamente os top 10 acontecimentos do trimestre e agradeça a todos pelo esforço, reconheça o trabalho duro das áreas envolvidas;
  • Promova uma rodada de conversa, onde todos devem conseguir falar: Quais foram as entregas que você mais teve orgulho de entregar nesse trimestre?
  • Traga uma visão geral das metas vs. atingimentos de cada área em no máximo 15 minutos [ninguém absorverá além disso];
  • Promova novamente uma rodada de conversa, onde todos devem conseguir falar: Quais resultados você não entregou e você não vai passar pano?
  • Traga com clareza o direcionamento para as próximas metas do novo trimestre;
  • Promova uma rodada de conversa, onde todos devem conseguir falar: Quais aspectos da nossa cultura nos ajudarão a conseguir esses resultados. Quais aspectos comportamentais não estão ajudando?

Termine o dia com um momento de CONEXÃO entre as pessoas. Storytelling e vulnerabilidade são as melhores estratégias para gerar conexão de verdade. Você não precisa investir toneladas de dinheiro em uma banda famosa ou pirotecnia, só auxiliar as pessoas a se conectarem de verdade entre elas e com a empresa. Isso, sim, engaja.

E se você quer fazer tudo isso com apenas “um clique”, de forma fácil, simples e com um método validado e que já impactou mais de 108 mil pessoas, use e abuse da engagers!

quero conhecer como funciona a engagers

E também…fique por dentro dos nossos cases e lançamentos nas nossas redes sociais!