O time de T&D do Grupo Carrefour buscava engajar todas as pessoas da unidade de negócios ” Varejo”, desde a alta liderança ao time de operações lá da ponta, nos 8 atributos da Cultura que havia sido recém lançada. Engajar de verdade era preciso, afinal esses atributos estariam vinculados à campanha de incentivo do mês. 

O grande desafio:

Como fazer 64 mil colaboradores dessa unidade de negócios assimilarem e entenderem, na prática, os comportamentos da nova Cultura?

Uma campanha de vídeo? Vídeos são inspiradores, mas não mudam comportamentos.

Um folheto colado nas paredes das lojas? Muito menos.

Uma apresentação feita pela liderança das lojas? Como operacionalizar e medir os resultados dessa estratégia?

E-learning com o conteúdo? Até aumentaria a escala, mas a fama não mente: ninguém abre!

Como vemos em todas as demais entreprises que trabalhamos, o fato é: engajar pessoas em ALTA ESCALA é EXTREMAMENTE DIFÍCIL.

E engajar de verdade é sobre mexer com emoções instintivas e profundas do ser humano.

Não é sobre pirotecnias. Pessoas engajadas sentem um verdadeiro sentimento de identificação, de pertencimento e comprometimento. E despertar o sentimento de engajamento que faz as pessoas assimilarem mais os comportamentos desejados em uma nova cultura depende de método.

Nos últimos 15 anos  trabalhando no mercado de Cultura e Engajamento, as cofundadoras da engagers mapearam TUDO o que aprenderam sobre o que desperta engajamento nas pessoas e transformaram isso num método: a Tríade Engager, o qual  colocaram em uma plataforma de gamificação.

Foi esse método que o Grupo Carrefour aplicou e, pela primeira vez, bateu o recorde de adesão e engajamento nas suas campanhas de incentivos. 

Atingir resultados assim é possível. 

 

Ainda não acredita? Confira o que a Coordenadora de Treinamento achou do game:

Mas, vamos lá. Como o Grupo Carrefour alcançou esses resultados de fato?

1) Boca a boca não falha

Tudo começou em Agosto de 2022, quando os times de liderança do Banco Carrefour e Escola de Negócios Carrefour fizeram uma ativação de cultura com o método engagers que gerou um buzz muito forte na empresa. A  área de T&D do Grupo curtiu e quis pilotar também esse método.

 

2) Piloto antes, garantia de ação mais efetiva depois  (xô flopagem!)

A área de T&D rodou um game piloto durante uma reunião presencial dos líderes do Varejo, onde lançaram uma versão pocket com 5 missões para serem cumpridas em 1 hora da agenda do dia.  Assim surgiram insights para as missões do game oficial e feedbacks da experiência. 

 

3) Game on! Método engagers on!

O game foi lançado com uma combinação de estratégias. Vídeo e artes. O vídeo foi enviado por e-mail e também rodou nas TVs nas unidades e a arte foi enviada por e-mail e também foi impressa e fixada no mural das unidades. Ao longo de 2 semanas, participantes, divididos em equipes lideradas por capitães (escolhidos a dedo por serem bemmm engajados), precisavam cumprir missões ora individuais, ora coletivas, que colocavam os 8 atributos da cultura em prática! 

Foram 83 M-I-L check-ins em 5 dias!

 

4) Absolutamente tudo metrificado e nenhuma informação perdida!

Toda a ativação foi conduzida pela plataforma tech da engagers, o que permitiu coletar milhares de dados para a área de T&D levar de volta para a empresa e basear sua tomada de decisões futuras.

Além disso, pontos, respostas das missões e fotos subiam em tempo real para o Feed que todos os participantes tinham acesso. Consegue imaginar o mega BUZZ  que isso gerou? Lojas do Brasil inteiro competindo, colaboradores vendo outros colaboradores em tempo real… É o poder de juntar método + tecnologia!

 

5) Game Over…mas com direito a repeteco!

Anota aí essa dica  de ouro: Parte importante do método engagers é que as ativações de engajamento tenham começo, meio e fim. Que sejam sprints/tiros ao invés de ações longas que sempre terminam com quase ninguém participando. O Grupo Carrefour apostou nisso com a gente! Ao final do game, aproveitaram uma reunião interna para fazer a revelação e premiação dos vencedores. 

As categorias premiadas foram:

 

  • time com maior pontuação média por player
  • player com maior engajamento por time
  • unidade com maior engajamento por time

 

Gostinho de quero mais? Adivinha só qual o método que Grupo Carrefour escolheu para engajar a mesma audiência para disseminar a cultura de venda de marcas próprias?

É… fazer uma ativação com MÉTODO validado é uma baita oportunidade de voltar aos fundamentos básicos do engajamento. Porque criar uma ativação de cultura que não engaja é inadmissível.

Você também pode conhecer e aplicar esse método para engajar pessoas em alta escala. 

 

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